segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Projeto ‘Eu vou para a Missa’ promove inclusão para pessoas com deficiência na Paróquia de São José de Anchieta



A partir de um diálogo entre o Padre Carlos Sávio e alguns pais de crianças atípicas, surgiu a ideia do projeto ‘Eu vou para a Missa’, que acontece na Paróquia de São José de Anchieta, no bairro de Lagoa Nova, em Natal. O principal objetivo é promover a inclusão, para que pessoas com deficiência (PCD) frequentem a igreja com maior acessibilidade no local e nas missas.

“Alguns pais de crianças atípicas me pediam uma celebração mais voltada para eles. Atendendo a esse pedido, fui pesquisar e percebi que em alguns lugares do Brasil já existia esse projeto, aí convidei alguns leigos da Paróquia, a fim de me ajudar a pensar como faria em nossa comunidade paroquial” explicou o Padre. 

De acordo com o pároco, após o convite, juntaram-se ao projeto outros pais, alguns psicólogos, médicos, assistentes sociais e, depois de algumas reuniões e estudos, foi definida a realização do ‘Eu vou para a Missa’ todos os meses na paróquia.

Como a missa é organizada

Antes de cada celebração, existe uma preparação para receber as pessoas. O padre descreve que a organização inclui a confecção do jornal da missa em braile, ajustes na iluminação e um lugar de regulação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que é um espaço dentro da paróquia com brinquedos e profissionais adequados para acolher e acalmar pessoas com autismo, caso aconteça alguma situação repentina que possa os deixar agitados. Já durante a missa, as músicas ficam em volume baixo e não há palmas. 

“Eu me preparo para que a missa não seja demorada e para que a minha linguagem seja a mais compreensível possível. A acolhida é feita por pessoas com deficiência, os pais e profissionais que atuam nesta área nos ajudam a dar o melhor de nós. Tudo preparado e pensado nos mínimos detalhes para incluir e acolher a todos com carinho, cuidado e atenção”, relata o pároco.
Postagem de: Cirilo Neto
Tenha acesso a outros conteúdos como esse através do link: projetosolucaomental

Nenhum comentário:

Postar um comentário